A peça mais importante do quebra-cabeça

78 Flares Twitter 0 Facebook 78 Google+ 0 Email -- 78 Flares ×

mulher-espelho-nopatio A experiência de morar só, traz ótimas reflexões sobre a vida e o funcionamento dela. Afinal, o fato de não ter com quem conversar faz você conversar muito consigo mesmo. E esses dias estava refletindo sobre como apesar de sermos individuais somos um grupo. Tudo que fazemos com a nossa vida influencia diretamente no meio onde vivemos e nas pessoas que convivemos. É um quebra-cabeças que se encaixa perfeitamente. Mas você é uma peça certa para entrar em determinado lugar, por isso às vezes tentamos outras coisas, outros grupos e não nos encaixamos tão bem.

Mas se tudo que fazemos e somos afeta o funcionamento do todo e se nós somente podemos mudar a nossa própria vida e nossos próprios pensamentos, a forma como encaramos a nós mesmos é fundamental para o bom andamento da sociedade em que estamos inseridos. Parece muito pesado, mas é verdade.

Se estivermos felizes e bem com a nossa vida, logo estaremos contribuindo para que várias pessoas ao nosso redor também estejam bem e felizes com a nossa vida e a vida delas. E assim, contagiamos outras pessoas que contagiam outras pessoas. Tá certo que existem milhares de outras influências no meio que também são muito importantes e acabam deixando essa teoria um pouco piegas, mas eu estou isolando esse fator “me sentir bem” para poder desenvolver o pensamento e chegar aonde quero.

Enfim, reduzindo um pouco a reflexão de uma semana, a forma como encaramos nossa vida e a nós mesmos faz toda diferença no mundo e no relacionamento com as pessoas. O mundo e as pessoas que nele se encontram somente retornam a você o que você dá a elas. Se você passa amor, receberá amor. Se passar felicidade, receberá felicidade. Se for tristeza, tristeza vem. Se for desleixo, receberá o mesmo. Então, somos nós que decidimos a forma que influenciamos e o que queremos receber em troca das outras pessoas. Mais uma vez afasta-se a passividade da vida, de dizer: “porque o mundo me trata tão mal, porque eu sofro tanto, e sou tão triste!” porque é isso que você está oferecendo a ele.

Claro que existe sofrimento, dor, tristeza e todo ser humano tem direito a sentir isso sem ser recriminado e sem ter que reprimir. Mas ter um sentimento desses com relação ao que te acontece não define a maneira como você encara a sua vida e o mundo. É apenas uma ação e reação normal da vida. Você ter um momento de tristeza e dor não quer dizer que sua vida é só sofrimento e amargura. Quer dizer que a vida é difícil e cheia de atropelos, mas continua sendo maravilhosa e importante viver.

Acabamos invertendo as coisas, achamos que devemos olhar o mundo e as pessoas para ver como é a nossa vida, e como devemos agir. E ficamos escravos das opiniões e satisfações dos outros, de todos, do mundo! Temos que olhar de dentro pra fora e não o contrário. Como vemos a nossa vida e como vivemos a nossa vida é que vai determinar como os outros vão nos olhar e o que eles vão julgar de nós.

Por isso, comece olhando pra si mesmo, para sua vida, para o que você quer oferecer ao mundo e às pessoas. E fica tudo bem melhor!  E essa foi a minha grande descoberta da semana: a maneira como você cuida de você e da sua vida mostra aos outros como você merece ser cuidada e como você vai cuidar deles também. É impressionante a forma como o mundo resolveu cuidar bem de mim ultimamente, não em grandes atos, mas nas pequenas coisas do dia, somente porque eu decidi ser o mais importante pra mim. Não importa se moro só, se não tem ninguém pra olhar. Eu ponho a mesa todos os dias, preparo a melhor comida e tomo ótimos vinhos porque eu mereço. Eu arrumo a cama e o quarto bem arrumados porque eu mereço chegar em casa e ter tudo pronto pra mim. E não importa que eu não esteja com minha família, meus amigos ou que eu não tenha um namorado, eu me levanto e me arrumo sempre, com maquiagem e tudo porque eu mereço estar sempre bonita. São esses detalhes que fazem toda a diferença. Não por ninguém, mas pra você mesma. Afinal, se você estivesse apaixonada por alguém não teria todos esses detalhes com a pessoa? Então apaixone-se!

E no final, você vê as pessoas demonstrarem admiração, cuidado, respeito, zelo, amizade e confiança em você porque sabem que você é extremamente importante e você não aceitaria nada menos do que isso porque você sabe exatamente o que você merece. Por isso, é importantíssimo perceber que a única pessoa a quem você de verdade precisa conquistar é você mesma, porque isso é que vai conquistar os outros e ajudar a sua pecinha encaixar perfeitamente no quebra-cabeça do mundo.

8 ideias sobre “A peça mais importante do quebra-cabeça

  1. Kare, adorei esse texto… é bem isso, vc começa a ser respeitar e o mundo começa a te respeitar… o mundo apenas responde ao que você oferece… muito bom!!!

    • Eba! Que bom que vc gostou!! Vamos trabalhar no que queremos ofertar e receber, né?? BJoss

  2. Poxa! Amei! Eu precisava ter lido isso há uns anos atrás; teria me poupado saúde hehehhe
    Essa, creio eu, seja uma reflexão que só a maturidade e o discernimento, de quem verdadeiramente somos, nos trás.

    • Que bom que vc gostou! É sempre bom a gente pensar nisso. Eu mesma leio esse texto sempre pra não esquecer o que um dia refleti!
      BJoss

  3. Essa é a mais pura verdade, Karê!!! Tudo que pensamos e vivemos vem de volta, é impressionante!!! Adorei seu texto e seja bem vinda ao mundo dos blogs!! É apaixonante!!! Depois vai conhecer o meu: bemgravida.blogspot.com.br =) Bjooo Naity

    • Realmente eu to adorando! Vou fazer uma visitinha no seu também!!! BJosssss

  4. OI karê!

    Adorei tb seu texto, tudo o que vc falou nada mais é do que a lei do retorno. Tudo o que damos recebemos em troca, se damos o bem, a beleza, a paz, a harmonia, a sinceridade, o respeito, o amor, será isso que receberemos do Universo. E o contrário, embora algumas pessoas não entendam ou acreditem, também acontece. Não podemos plantar banana e querer colher laranjas…só colhemos o que plantamos, não é? Como se diz, podemos escolher o que vamos plantar, mas a coheita é obrigatória! Seja feliz e boa sorte! Beijo grande!
    Jackie

Os comentários estão fechados.