O que esperar quando se está esperando

49 Flares Twitter 1 Facebook 47 Google+ 1 Email -- 49 Flares ×

esperar 1 Não. Eu não vou falar de gravidez. Mas vi uma frase que dizia “a paciência não é a habilidade de esperar, mas a habilidade de manter uma boa atitude enquanto se espera.” Isso mexeu comigo profundamente.

Sempre falamos da importância de ter paciência. É uma das maiores virtudes mesmo. Mas como devemos agir enquanto mantemos a paciência.

Você quer encontrar alguém legal, que venha somar na sua vida. Quer companhia, carinho, atenção e afeto. Mas para ter tudo isso é preciso esperar o momento acontecer, a pessoa aparecer, o universo conspirar a favor.

Você conheceu alguém que se encaixa naquilo que você imagina ser bom. Porém ainda não tem um relacionamento. Estão saindo, conversando, se conhecendo e tudo aponta para dar certo, mas ainda não bateram martelo do “é você que eu quero”. Nesse caso é preciso esperar também. Esperar o tempo necessário para conhecer, para florescer um sentimento. Não ser impulsivo é grande parte do sucesso.

Você está em um relacionamento. Porém o outro não demonstra afeto do jeito que você gosta, e tem defeitos que podem ser difíceis de lidar. E para isso tem um remédio ótimo: esperar. O tempo traz muitos ajustes necessários. E no dia a dia as pessoas vão se entendendo, se conhecendo e definindo limites e condições de satisfação.

E esse é um assunto um tanto doloroso para mim. Já disse aqui antes que paciência não é ainda o meu forte. Mas o que me chamou atenção na frase é que não basta apenas esperar, ter paciência. É preciso ter atitude enquanto se espera. Não é um espera passiva. Sentar na cadeira e ver o tempo passar.

Eu pensei que é mais ou menos como fazer um bolo. Você busca os ingredientes, mistura, prova, acrescenta algo que estava faltando. Olha a receita. Pergunta para mãe, pai, vizinho, ou quem for o craque naquilo. E depois desse processo todo, você unta a forma, despeja a massa e põe no forno. E nesse momento é esperar o tempo que ele tem que assar. De vez em quando você vai lá, olha, espeta um palito ou um garfo para ver se está pronto. Mas deixa o tempo necessário para assar.bolo

Se você ficar abrindo o forno de 5 em 5 minutos, o bolo não assa direito e pode levar mais tempo que o necessário. Então, o melhor a fazer é viver sua vida: ler um livro, entrar na internet, resolver alguma pendência, e voltar de tempos em tempos para dar uma olhadinha. Claro que não pode esquecer do bolo, senão queima.

Creio que assim é uma espera com atitude. Você faz todo o necessário para a situação acontecer. Sai, conhece gente nova, cuida de você, se arruma. Ou mostra quem você é para essa outra pessoa, é sincero, busca fazer coisas juntos. Ou ainda, fala para outro as suas expectativas, pergunta o que a pessoa acha, mostra como as atitudes dela podem estar te incomodando. Sem brigas, mas em diálogo confiante e sincero.

Mas depois de feito tudo isso e o que mais puder fazer, só resta esperar. É deixa acontecer lentamente. Viver sua vida, suas coisas. E de tempos em tempos ver como anda a situação. E talvez até dar uma espetadinha para ver se está caminhando para onde você gostaria. Mas deixa o bolo assar. Sem ansiedades, sem desesperos, sem impaciências.

Lembrando que para não ter atitudes negativas e nem ser dominado pela insegurança, o melhor antídoto é viver sua vida. Não ficar ao lado do forno monitorando. Mas realmente fazer o que gosta, resolver suas pendências, conquistar seus sonhos. O bolo vai assar do mesmo jeito, você não precisar estar lá do lado olhando para isso acontecer.

g-viver-aprenderE quando ele assa e você tira do forno, a surpresa é sempre companheira. Porque pode ser que o bolo esteja lindo e gostoso. E realmente sacie a vontade de comer. Mas pode ser que ele fique solado, não cresça e nesse caso, você até pode comer para não desperdiçar. Porém não irá te saciar da mesma forma. E se ele ficar ruim, impossível de comer, é preciso refletir sobre o que faltou no processo. Às vezes algum ingrediente foi esquecido. E aí vale a pena tentar de novo. Mas pode ser que a receita não seja do seu agrado e o melhor é simplesmente desistir e partir para outra.

E no fim das contas, o mais importante é atitude do processo. Uma espera ativa. Uma espera que me exige ser melhor e fazer meu melhor. Porque o resultado, eu só posso almejar, mas nunca saberei o que vai ser.

2 ideias sobre “O que esperar quando se está esperando

  1. Na vida não há garantia de coisa alguma, mas creio que, ela foi feita para ser vivida da melhor forma possível e cabível …sabias palavras as suas, enquanto o bolo está no forno … Como diz a música “O acaso vai me proteger
    Enquanto eu andar distraído… (Epitáfio – Titãs)

  2. Amei a mg, estou nesse momento tb, de espera, enqto isso vou me ocupando com outras coisas.

Os comentários estão fechados.